Logo Patosja

Inmet emite alerta para tempestades e “perigo potencial” de chuvas intensas em Minas Gerais 

Nesta quarta-feira (10), a chuva deve persistir e os ventos podem alcançar 100 km/h

Por: Redação PatosJá

Fonte: Inmet - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:06 10-12-2025

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (10), a chuva deve persistir e os ventos podem alcançar 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para tempestades e “perigo potencial” de chuvas intensas em Patos de Minas. A Defesa Civil informou que a formação de um ciclone extratropical, que avançou pelo Sul do país, deve influenciar o estado.

Conforme o órgão, o fenômeno promete alterar de forma significativa as condições do tempo, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões mineiras. Nesta quarta-feira (10), a chuva deve persistir e os ventos podem alcançar 100 km/h.

A expectativa é de que o sistema comece a se afastar em direção ao oceano até quinta-feira (11), reduzindo gradativamente os impactos em Minas Gerais. Ainda assim, é importante ficar atento aos detalhes dos alertas e à lista dos municípios afetados. 

Por exemplo, as áreas sob alerta laranja (perigo) indicam a possibilidade de chuvas fortes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos e potencial de queda de granizo. Já o alerta amarelo (perigo potencial) prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Vale destacar que as regiões com maior risco são: Sul, Sudoeste, Triângulo Mineiro, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Norte e Noroeste. Para evitar riscos, a Defesa Civil reforçou algumas orientações:

- Evitar áreas alagadas;
- Buscar abrigo durante rajadas de vento;
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Redobrar a atenção em encostas, zonas suscetíveis a enxurradas e locais com árvores ou estruturas frágeis.
Leia também